Gestão Documental de Resíduos

  • Home
  • Gestão Documental de Resíduos

Gestão Documental de Resíduos

Uma boa gestão de resíduos é aliada das organizações na diminuição dos impactos negativos que os resíduos causam, principalmente aqueles associados à destinação final.

A falta de uma gestão adequada de resíduos pode conduzir a vários problemas, como: contaminação do solo; contaminação das águas; aumento da proliferação de vetores causadores de doenças; aumento dos custos de produtos e serviços; entupimento das redes de drenagem das águas de chuva; dentre outros.

Compreendemos que a gestão de resíduos também envolve a gestão documental pertinente aos processos que a envolvem, como por exemplo, licenciamento ambiental, gestão dos documentos comprobatórios do transporte e destinação, controle de prazos e vencimentos dos documentos, dentre outros processos que, se não bem gerenciados, causam uma imensa gama de problemas com as obrigações ambientais e normas estabelecidas pela legislação ambiental.

A gestão documental dos resíduos contribui para organizar os documentos, manter tudo atualizado e acessível, evitando possíveis transtornos e multas, em especial para os grandes geradores que devem comprovar o transporte e a destinação final dos resíduos. Dessa forma, todos os envolvidos no gerenciamento podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando eficácia da gestão.